Segunda, 16 de Junho de 2025
20°C 33°C
Barras, PI
Publicidade

Morre lavrador de Piripiri que estava internado com suspeita de raiva humana

Um lavrador de Piripiri, de 56 anos, que estava internado no Instituto Natan Portella em Teresina com suspeita de raiva humana, morreu nesta terça-feira (27).

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: cidade verde e MS
27/08/2024 às 16h24
Morre lavrador de Piripiri que estava internado com suspeita de raiva humana
Foto: Ascom/Sesapi

Um lavrador de Piripiri, de 56 anos, que estava internado no Instituto Natan Portella em Teresina com suspeita de raiva humana, morreu nesta terça-feira (27).

Ele estava internado desde o dia 6 de agosto. A investigação sobre o possível caso de raiva humana continua.

O Cidadeverde.com apurou que o lavrador de 56 anos foi mordido por um sagui na zona rural de Piripiri, a 180 km de Teresina, no dia 15 de julho. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), ele procurou atendimento somente despois de apresentar sintomas como vômito, aumento da saliva e episódios de desmaio. No dia 12 de agosto ele foi transferido do Hospital Regional Chagas Rodrigues para o Natan Portella, em Teresina.

A Sesapi informou que órgão está investigando se o caso se trata de raiva humana. As amostras do paciente foram colhidas e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) que encaminhou o material ao Instituto Pasteur, em São Paulo, laboratório de referência para exames de raiva, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Até o momento a Sesapi informou que ainda não saiu o resultado do exame, por isso o caso segue em investigação.

Saiba mais sobre a Raiva: 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Sintomas

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:

 Mal-estar geral;
 Pequeno aumento de temperatura;
 Anorexia;
 Cefaleia;
 Náuseas;
 Dor de garganta;
 Entorpecimento;
 Irritabilidade;
 Inquietude;
 Sensação de angústia.
Podem ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.
Transmissão
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas. Não se sabe ao certo qual o período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres. Entretanto, sabe-se que os quirópteros (morcegos) podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.

Complicações
A infecção da raiva progride, surgindo manifestações mais graves e complicadas, como:

 Ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes;
Febre;
Delírios;
Espasmos musculares involuntários, generalizados,e/ou convulsões.
Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente vê ou tenta ingerir líquido, apresentando sialorreia intensa (“hidrofobia”). Os espasmos musculares evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal. Observa-se, ainda, a presença de disfagia, aerofobia, hiperacusia e fotofobia.

Importante: O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e a evolução para óbito. O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias.

Fonte: Ministério da Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Reprodução
Crime Há 3 horas

Homem é preso suspeito de invadir residência vizinha e tentar estuprar duas irmãs no Piauí

Um homem de iniciais J.G.P.S., de 34 anos, foi preso na madrugada desse domingo (15/06), suspeito de tentar estuprar duas irmãs, de 4 e 6 anos de idade, na localidade Saco da Cachoeira, na zona rural de Amarante

Foto: PM-Parnaíba
Confusão Há 4 horas

Mulher esfaqueia o companheiro após briga em bar em Parnaíba

Uma mulher, identificada como Mikeline Oliveira de Carvalho, de 25 anos, foi presa suspeita de esfaquear seu companheiro, identificado como Adalberto, durante uma briga em um bar na cidade de Parnaíba, a 338 km de Teresina

Foto: Reprodução
Comoção Há 2 dias

Jovem de 23 anos morre após crise convulsiva e comove população no interior do Piauí

A cidade de Wall Ferraz, no estado do Piauí, despertou em clima de profunda tristeza nesta sexta-feira, (13/06), após a confirmação da morte da jovem Mayra Isabella Alves Leal Sales, de apenas 23 anos.

Foto: Reprodução
Homicídio Há 2 dias

Mulher é indiciada por homicídio após esfaquear amigo que negou R$ 20

A Polícia Civil do Piauí indiciou Francisca Vitória Oliveira Silva pelo homicídio de Edmilson Ferreira da Silva, em maio deste ano

Foto: Reprodução
Homicídio Há 2 dias

Mecânico é assassinado a facadas em bar no Centro de Buriti dos Lopes

Um homem identificado como Raimundo Nonato Machado Silva, de 50 anos, foi assassinado com uma facada no peito na noite desta sexta-feira (13), em um bar localizado no cruzamento das ruas Felipe Neres Machado e Tiradentes, no Centro de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí

Lenium - Criar site de notícias