A Polícia Federal deflagrou uma operação para combater supostos desvios de recursos dos Fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) no município de Landri Sales, que fica a cerca de 370 km de Teresina.
O Cidadeverde.com entrou em contato com a prefeitura de Landri Sales, mas até o fechamento da reportagem, não houve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Floriano. Um mandado foi cumprido em uma residência e o outro, em um órgão público. A PF não detalhou quem seria o alvo e nem o órgão.
A Operação Karma apura se professores e servidores comissionados da educação estavam servindo de "funcionários fantasmas" e devolvendo parte da remuneração ao detentor do poder de nomeação.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apuravam, inicialmente, supostas irregularidades cometidas por professores e servidores comissionados da educação do município que não estavam cumprindo a carga horária estabelecida ou que não prestavam serviços, caracterizando a figura de "funcionários fantasmas".
Dada a competência federal para apurar ilícitos envolvendo recursos públicos do Fundeb e do Fundef, a PF informou que diligências foram realizadas e confirmaram as denúncias iniciais e indicaram que servidores estariam devolvendo parte de sua remuneração ao detentor do poder de nomeação.
A ação visou quantificar os valores desviados e identificar o envolvimento de terceiros. Os envolvidos podem ser responsabilizados pelo crime de concussão
Mín. 22° Máx. 41°