Portal ibarras24horas em entrevista especial com a advogada criminalista Dra Patrícia Nascimento com dicas para acadêmicos da área do Direito sobre como atuar na área criminal e trajetória de vida.
Portal ibarras24horas
Dra Patrícia Nascimento resuma em poucas palavras sua biografia...
Sou advogada há 11 anos, apaixonada pela arte de fazer a justiça acontecer, especialista Direito Penal e Processual Penal, Administração e Constitucional e Docência do Ensino Superior.
Minha outra paixão é a docência, sou Professora Universitária na Faculdade Chrisfapi.
Como mulher, sou filha da roça (venho da zona rural de Piripiri), dona de casa, mãe de duas princesas, casada com um homem que me impulsiona, e que ama a simplicidade da vida.
Portal ibarras24horas 2) Como foi seus primeiros passos na advocacia criminal atuando no Piauí?
Dra Patrícia Nascimento - Sempre digo que o criminal me escolheu.
Eu cheguei em Piripiri, em final de 2014, embora nascida na zona rural de Piripiri, fui morar em São Paulo ainda com 05 anos de idade, e não era conhecida aqui e nem conhecia ninguém, e fui visitar os órgãos, conhecer e me apresentar. Em uma dessas visitas, estava na delegacia e lá uma mãe chorava muito, e fui oferecer uma palavra de conforto, conversando com ela, a mesma disse que o filho estava ali preso, então, eu me apresentei como advogada, e me disponibilizei para ajudar. Ela me contratou, eu nem sabia cobrar, rs, mas, fui feliz na primeira demanda, conseguir liberta-lo. Uma semana depois ele me assaltou, e eu mesma fui com a viatura da polícia para prendê-lo novamente. Isso me fez ficar conhecida no meio, e continuei, com mais garra e vontade.
Portal ibarras24horas 3) Como mulher, em meio a uma área como a criminal em que muitos homens se destacam, qual o segredo para ser vitoriosa?
Dra Patrícia Nascimento - O segredo de todas as coisas é o tempero. E o meu é o amor! Eu sou apaixonada pelo que faço. O direito é minha paixão, e através dele podemos fazer muito pelas pessoas e pela sociedade, eu defendo o direito, e o criminal, lida com o bem mais precioso do ser humano, a Liberdade.
O Advogado de modo geral, não pode visar apenas honorários, lidamos com sonhos, liberdades, uma decisão judicial pode mudar o rumo de uma vida. Então, eu trabalho com dedicação, pois sei que lido com vidas, não apenas as dos enclausurados, mas, de toda família deste.
Portal ibarras24horas 4) Trabalho e competência são suas marcas, alinhadas ao profissionalismo, qual a dica para futuros acadêmicos de Direito que querem atuar na área criminal?
Dra Patrícia Nascimento - Dedicação, humildade e muito jogo de cintura. A velha máxima de que a advocacia não é profissão para covardes, no criminal é super aplicada, pois para ser advogado criminal, temos que sobretudo, saber que temos não apenas uma liberdade a defender, temos o futuro de toda família, então é necessário compromisso com a causa.
Portal ibarras24horas 5) Como uma das melhores criminalistas da região, de destaque e reconhecimento, quais seus planos para o futuro no município de Piripiri Piauí? Tem alguma pretensão para a política em 2024?
Dra Patrícia Nascimento - Tenho pensado muito neste assunto, nunca me posicionei, tenho me mantido fora, mas, muitas pessoas tem me impulsionado a lutar mais pela sociedade. Quem sabe, a política me escolha também né? rs
Portal ibarras24horas 6) Qual sua mensagem para os Internautas que acessam o Portal ibarras24horas e público em geral que caso possam precisar dos trabalhos de um advogado?
Dra Patrícia Nascimento - O mais importante é a relação de confiança entre o cliente e o advogado, então, antes de contratar um, marque uma conversa, e sinta-o. Não se iludir com promessas, procure conhecer a trajetória deste e a forma de trabalho. Um bom advogado é movido pela justiça e confiabilidade.
Obrigado pela entrevista!