O superintende de Operações Integradas da Polícia Civil do Piauí, delegado Matheus Zanatta, informou nesta sexta-feira (13) que um dos presos foi flagrado fazendo “rolezinho” com uma criança.
Na imagem divulgada pela Polícia aparece o preso Evandro Caldas fazendo “o grau” com a criança e uma mulher na moto.
A Polícia Civil do Piauí realizou na manhã de hoje a maior operação para combater manobras perigosas. Foram cumpridos 83 mandados judiciais em Teresina, Altos, Esperantina e Parnaíba.
Dos 27 mandados de prisão, 20 já tinha sido cumprido na manhã de hoje. Entre os presos está influencers Itallo Bruno e Anderson Yago Carvalho de Brito que tem 286 mil seguidores.
Foto: Ascom/PC/PI
“O foco da operação são os veículos usados nos rolezinhos, geralmente são motos potentes, caras. Tem moto que vale mais de R$ 100 mil. Dessas pessoas que foram presas, alguns já têm passagem por crime de trânsito. Tem um deles que é suspeito de homicídio. Tem essa situação do pai que coloca a criança e ele pratica o rolezinho”, disse o delegado Zanatta.
Um total de 28 motocicletas foram apreendidas na operação.
Na operação, 27 perfis de rede sociais foram bloqueados. “Os perfis, alguns deles são de influenciadores. Muitos deles divulgam os rolezinhos e participam ativamente”, disse o delegado.
Segundo ele, esses crimes viraram questão de Saúde pública. “Hoje 85% dos acidentes de trânsito atendidos pela HUT envolvem motocicletas, e na sua grande maioria são homens, jovens de 20 a 29 anos. Nos seis primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, nós tivemos um aumento de 38% dos acidentes de trânsito em Teresina, e a grande maioria envolvendo motocicleta, em virtude do condutor ser negligente, imprudente e imperito”.
Os presos vão responder por crimes identificados no código de trânsito e no código penal, como contravenção penal, lesão corporal culposa no trânsito, perturbação do sossego, poluição sonora, associação criminosa e até adulteração de identificação na motocicleta
Mín. 22° Máx. 41°