O desembargador Aderson Nogueira foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) durante sessão administrativa extraordinária realizada nesta quarta-feira (25). Ele foi o único candidato que concorreu ao cargo.
A sessão foi realizada para escolher os membros que vão atuar no biênio 2025-2026. Foram eleitos por aclamação o desembargador Aderson Nogueira, como presidente do TJ-PI, como vice-presidente o desembargador Agrimar Araújo e como Corregedor Geral Erivan Lopes.
Já para o cargo de Diretor da Escola do Judiciário, foi eleito o desembargador Manoel Dourado por 17 votos
Para o cargo de Corregedor do Foro Extrajudicial concorreu Fátima Leite e Hilo Almeida. Durante a sessão, a desembargadora Fátima pediu a impugnação da candidatura do Hilo, alegando que ele não poderia concorrer ao cargo, porque atualmente é o presidente do TJ, mas o pedido foi negado. Hilo de Almeida acabou sendo eleito para o cargo.
Os eleitos irão assumir os cargos em janeiro de 2025 e permanecerão neles por dois anos.
Foram eleitos:
Presidente: desembargador Aderson Nogueira
Vice-presidente: desembargador Agrimar Rodrigues
Corregedor Geral da Justiça: desembargador Erivan Lopes
Corregedor do Foro Extrajudicial: desembargador Hilo de Almeida Sousa
Diretor da Escola Judiciária: desembargador Manoel de Sousa Dourado
Ouvidor Geral do TJ-PI: desembargador Pedro Macedo
Vice-ouvidora: desembargadora Lucicleide Belo
Quem é Aderson Nogueira?
Natural de Santa Filomena, no Sul do Piauí, é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), tendo sido advogado, juiz substituto do TJ-PI, em seguida, juiz de diversas cormarcas, e passado pelo TRE-PI. Foi empossado desembargador do TJ-PI em fevereiro de 2022, ocupando a vaga por antiguidade do desembargador Fernando Mendes
Mín. 22° Máx. 41°