Barras foi palco do V Sarau Coletivizando Cultura último sábado 19 de outubro,. O evento aconteceu no Auditório Monsenhor Uchôa.
O evento foi organizado pelo Coletivo de Leitura Barras do Marataoã, projeto literário atuante em Barras desde 2019. Na ocasião, o grupo realizou uma comemoração dupla, porque festejou na data do evento o 5º aniversário do clube literário e, ainda, celebrou no Estado o Dia do Piauí.
Liderado por jovens poetas e escritores, o Coletivo de Leitura busca valorizar a literatura piauiense, em especial, divulgar os escritos de literatos barrenses. Para cumprir esse objetivo, o Sarau Coletivizando Cultura é uma das ações do Coletivo, que além de focar na literatura, contempla o grupo outras diversas manifestações artísticas da cidade de Barras, como a música, a pintura e o artesanato. Assim, o evento foi um espaço para artistas mostrarem seus talentos, venderem seus produtos e compartilharem ideias de transformações de vida por meio da arte.
Jhonnes Sousa, atual coordenador do grupo destaca: abriga Barras um acervo glorioso de artistas, e é isso que nos impulsiona e motiva para promover eventos como este. É, as Barras do Marataoã, também chamada de Terra de poetas, de governadores, de marechais, encanta-nos todos os dias, com a simpatia, simplicidade, acolhimento e talento do seu povo. Cada vez mais surgem novos talentos, e estão sendo revelados e não teríamos um evento diferente, se não, com muita poesia e música, repente e arte em geral, como trabalhos manuais de artesãos que abrilhantaram mais o evento.
Mín. 20° Máx. 41°