Sexta, 24 de Janeiro de 2025
21°C 34°C
Barras, PI
Publicidade

APL leva contação de histórias às crianças com câncer do Hospital São Marcos

A presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica Ommati, e o acadêmico Dilson Lages participaram hoje (13), às 10h, no espaço Alegria, de uma experiência inesquecível e emocionante, no Hospital São Marcos

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: ALP
13/11/2024 às 17h27 Atualizada em 18/11/2024 às 06h04
APL leva contação de histórias às crianças com câncer do Hospital São Marcos
Foto: APL

A presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica Ommati, e o acadêmico Dilson Lages participaram hoje (13), às 10h, no espaço Alegria, de uma experiência inesquecível e emocionante, no Hospital São Marcos.

Trata-se do projeto Ler Faz Bem, realizado pela Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, que transforma a experiência hospitalar através da magia das histórias para crianças em tratamento de câncer.

Durante o evento, Fides Angélica destacou a importância da iniciativa para essas crianças tão especiais, visto que a leitura e a arte de contar histórias têm sido reconhecidas mundialmente como ferramentas poderosas para levar conforto e estímulo cognitivo a crianças em tratamento médico.

O acadêmico Dilson Lages, escritor e professor, que tem se dedicado à literatura infantil, com 20 livros publicados, interagiu com as crianças, lendo capítulos do seu livro “As Estrelas do Céu de Dezembro”.

Ao final, a APL doou brinquedos às crianças, que também receberam livros autografados, reforçando o impacto duradouro da literatura em suas vidas.

Reunindo crianças e pais, a ação tem a missão compartilhada por uma equipe multiprofissional de voluntários e diferentes talentos nacionais. Educadores, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e técnicos se unem a artistas, jornalistas, escritores e personalidades, todos contribuindo para criar uma atmosfera acolhedora no ambiente hospitalar.

Além de oferecer momentos de escapismo e entretenimento por meio de contos envolventes, o projeto Ler Faz Bem busca promover resiliência, estimular o desenvolvimento cognitivo e fortalecer os laços entre pacientes, familiares e a comunidade hospitalar.

Ler Faz Bem – O projeto oferece uma programação regular de contação de histórias adaptadas às necessidades e preferências dos pacientes. Por meio de sessões interativas, os participantes são convidados a embarcar em jornadas extraordinárias, guiadas por narradores habilidosos e envolventes.

Pesquisas destacam os impactos positivos da leitura na vida de crianças hospitalizadas. Desde a melhoria do bem-estar emocional até o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, a leitura compartilhada promove resiliência, empatia e fortalecimento dos laços familiares.

Desde a criação de um espaço dedicado à leitura até a seleção cuidadosa de materiais e a integração com o tratamento médico, a ação promete não apenas aliviar o desconforto da hospitalização, mas também plantar sementes de alegria, esperança e resiliência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Semed Barras Piauí
Amostra de cinema Há 2 meses

Curta metragem SEM PALAVRAS da escola municipal Desembargador Arimatéia Tito é escolhido melhor filme da IV Amostra de cinema das escolas públicas em Parnaíba PI

O curta metragem roteirizado pelo professor Marcos Valle com direção geral de Joaquim Neto Ferreira e atores ( alunos da própria escola municipal ) conquistaram o prêmio do primeiro lugar

Foto: Reprodução
Forro dus Tops DVD Há 2 meses

Banda barrense Forró dus Tops lança o seu primeiro DVD

Grupo com origem barrense “Forró dus Tops” lançou seu primeiro DVD no dia 15 de Novembro, e prepara pocket shows para apresentar seu novo trabalho em sua cidade natal

Divulgação
Literatura piauiense Há 2 meses

Nelson Nery lança seu segundo romance A Serpente Emplumada em Sete Cidades

O  lançamento será no Sesc Cajuína, dia 4 de dezembro

Foto: Divulgação
Cinema Há 2 meses

Filme feito por alunos da rede municipal em Barras Piauí selecionado para a Cerimônia de Premiação da 4ª Edição da Mostra Curta Escola Pública em Parnaíba PI

É com grande alegria que anunciamos a indicação do seu curta-metragem “SEM PALAVRAS” de Diego Rodrigues Santiago e Professor Marcos Antônio do Vale Carvalho; representando a Escola Municipal Desembargador Arimatéia Tito,   situada na cidade de Barras para a 4ª Edição da Mostra Curta Escola Pública! 

Divulgação
Cordel Há 2 meses

Lançamento do livreto Barras em Cordel de Jhones Sousa no auditório Monsenhor Uchôa

lançamento do livreto “Barras em Cordel”, de autoria de Jhonnes Sousa , que será no dia 15 de novembro de 2024, a partir das 19h, no Auditório Monsenhor Uchôa, com incentivo e apoio da Lei Paulo Gustavo

Lenium - Criar site de notícias