A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Sodaliciun, que tem como alvo uma organização criminosa suspeita de furto, roubo, receptação e adulteração de veículos.
Até o momento, 13 pessoas foram presas, incluindo um cadeirante apontado como um dos articuladores do grupo.
“Esse cadeirante foi preso pela segunda vez, também em outra operação conduzida pelo DRFV. Ele é considerado um dos articuladores da organização criminosa, responsável por planejar, organizar e manipular pessoas para roubarem e adulterarem veículos,” destacou o delegado Marcelo Dias, coordenador do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV).
Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca, apreensão e prisão. Um dos alvos foi detido no estado de Minas Gerais, outro no município de Altos, e os demais foram presos em Teresina.
Segundo o delegado Marcelo Dias, todos os investigados desempenhavam funções específicas dentro da organização criminosa. Após serem adulterados, os veículos roubados eram vendidos em sites de compra e venda e em redes sociais.
“Todas essas pessoas estão envolvidas em crimes de roubo, furto, adulteração e receptação de veículos. A organização criminosa era estruturada em núcleos: os ladrões roubavam os veículos, os adulteradores modificavam as características e, por fim, os receptadores realizavam a venda, inclusive por meio de redes sociais e sites,” explicou o delegado.
Além das prisões, as equipes apreenderam uma motocicleta adulterada, um carro com suspeita de adulteração e um celular roubado. As diligências continuam ao longo do dia, e novas prisões podem ocorrer.
A operação é coordenada pelo Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), com apoio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), 4ª DP, 5ª DP, 7ª DP, 9ª DP, Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí (Feisp) e Polícia Militar do Piauí (Bope, Choque, Cavalaria, Rone e Canil