Sexta, 13 de Dezembro de 2024
23°C 39°C
Barras, PI
Publicidade

Corregedoria da Polícia Civil do Piauí recomenda expulsão de quatro policiais e suspensão de três; veja casos

A Corregedoria da Polícia Civil do Piauí recomendou, em novembro, a aplicação de punições disciplinares a sete policiais civis por infrações administrativas

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: cidade verde
22/11/2024 às 20h03
Corregedoria da Polícia Civil do Piauí recomenda expulsão de quatro policiais e suspensão de três; veja casos
Foto: Ascom/OAB-PI

A Corregedoria da Polícia Civil do Piauí recomendou, em novembro, a aplicação de punições disciplinares a sete policiais civis por infrações administrativas.

Entre as medidas, destacam-se quatro recomendações de expulsão e três de suspensão. Nesta semana, o papiloscopista Francisco das Chagas Pinheiro Martins, 66 anos, acusado de estuprar duas crianças de nove anos em Teresina, foi demitido dos quadros da corporação. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã desta sexta-feira (22), o corregedor da Polícia Civil, delegado Alfredo Cadena, detalhou os casos mais graves, incluindo situações que envolveram abuso de poder e desvio de conduta por parte de servidores da corporação.

Segundo o delegado, um dos casos mais graves envolveu um policial que rendeu um delegado com uma arma durante o cumprimento de uma ordem judicial.

“Está sendo demitido um médico perito da cidade de Floriano por abandono de cargo, com tripla jornada, ocupando vários cargos como médico. Temos também o caso do policial que atirou contra policiais do Denarc em uma ordem de busca e apreensão contra os netos, e, quando os policiais adentraram na residência, ele rendeu um delegado com uma arma na nuca. Só não teve uma situação pior porque os policiais conterão esse policial. Temos também o caso de um policial da cidade de Guadalupe, que se utilizou da verba da delegacia para fins particulares e tem uma conduta escandalosa na cidade e na vizinhança onde mora, em Timon. Então, esses policiais estão na mesa do secretário para serem demitidos”, explicou o corregedor.

 

Em relação às suspensões, o corregedor pontou que a medida abrange todos os cargos da corporação. 

“Em relação às suspensões, temos várias. Dentro deste ano, todos os cargos da Polícia Civil tiveram suspensões: são policiais indisciplinados, delegados, agentes, escrivães, peritos criminais e peritos médicos. Então, todos os cargos estão sendo severamente punidos para tornar a Polícia Civil, para a sociedade, uma polícia eficiente e disciplinada”, afirmou.

Um dos casos citados foi o de um policial suspenso por 60 dias após ameaçar um colega de morte. 

“Ocorreu no antigo 22º DP que um policial, em um entreveiro com outro agente de polícia, na frente de populares, do delegado, dos outros agentes, de outros escrivães, ele puxou uma arma e o ameaçou de morte. Essa situação é inadmissível. Então, como foi a primeira vez de um cidadão que tem mais de 35 anos de polícia, ele foi apenado por 60 dias de suspensão. São dois meses suspensos sem arma, sem identificação funcional”, destacou Alfredo Cadena.

Outro caso envolve um policial que utilizou uma viatura para fins pessoais. 

“Está na mesa do secretário o caso desse policial civil que, há alguns anos, pegou uma viatura caracterizada da Polícia Civil, foi para outra cidade, ingeriu bebidas alcoólicas junto com um amigo, e esse amigo pegou a viatura, entrou no carro com mulheres e virou essa viatura. Ele mentiu, afirmando que estaria na direção dessa viatura e que estava sozinho. Então, foi provado que ele estava mentindo e está na mesa do secretário para ele ressarcir o bem e também pegar 90 dias de suspensão”, acrescentou o corregedor. 

O delegado Alfredo Cadena ressaltou que as medidas visam selecionar melhor os profissionais da Polícia Civil. 

“É uma tônica da administração do Dr. Chico Lucas e do delegado Luccy Keiko fazer uma seleção melhor de policiais civis, melhorar os equipamentos, melhorar a faixa salarial e também a nossa limpeza da casa. Para se ter bons policiais, nós temos que ter uma corregedoria forte. Então, nesses últimos dois anos, a corregedoria, através do Dr. Chico Lucas, que é o único que pode fazer a demissão, levou para fora dos nossos quadros algo em torno de 19 policiais”, ressaltou.

O corregedor reforçou também a importância de manter a integridade dentro da corporação, enfatizando que a remoção de policiais que cometem irregularidades fortalece a imagem da instituição perante a sociedade.

“Eu faço parte da corporação há 22 anos e via no meio policiais que não deveriam estar na corporação. No momento que você vê um policial que é assassino, que é corrupto, que faz uso de uma viatura caracterizada para ingerir bebidas alcoólicas... Já teve o caso do escrivão Raimundo Marques, que utilizava a viatura para ir a um cabaré. Então, no momento que nós retiramos esses policiais que são bandidos, que não deveriam estar jamais na nossa corporação, gera uma imagem para a sociedade de que a polícia está composta por homens sérios, dignos e honestos, como a lei pede. O policial civil, antes de tudo, é um cidadão exemplar. Se ele não for exemplar, ele não deve ficar nos quadros da Polícia Civil", concluiu

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fotos: Ascom/Gaeco
Operação Policial Há 40 minutos

Dois advogados são presos suspeitos de levarem drogas e mensagens de presos do Bonde dos 40

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão (Gaeco) realizou nesta sexta-feira (13) a prisão de dois advogados suspeitos de levarem drogas e mensagens para presos integrantes do Bonde dos 40, que se encontram em presídio de Timon (MA)

Foto: Reprodução
Greve Há 13 horas

Secretário Chico Lucas “adere” a movimento de sindicato e expede determinações para a Polícia Civil

O secretário de Segurança Pública do Piauí Chico Lucas emitiu uma decisão em que diz “aderir” ao movimento Polícia Legal e traz sete determinações relativas ao trabalho da Polícia Civil do Piauí após reivindicações do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi).

Foto: Reprodução
Prisão Há 14 horas

Mulher suspeita de comandar morte de irmãs na zona Norte de Teresina é presa

Ela é apontada como integrante do Tribunal do Crime da facção Bonde dos 40

Foto: Reprodução
Identificação Há 22 horas

Polícia identifica 7º suspeito de envolvimento em tentativa de latrocínio contra sargento da PM

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) identificou o sétimo suspeito na tentativa de latrocínio contra o sargento da PM, J. Oliveira, no bairro Gurupi, zona Sudeste de Teresina

Foto: Reprodução
Pornografia infantil Há 1 dia

Policia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Teresina

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12/12), as Operações Carcará 14, na cidade de Teresina com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil, ao interromper crimes de armazenamento, difusão, produção de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da Internet

Lenium - Criar site de notícias