A Natureza de Barras do Marataoã em Haicais
Dílson Lages Monteiro lança sua 20ª. Obra.
Estação Natureza. Esse é o título da 20ª. Obra do escritor piauiense, natural de Barras do Marataoã-PI, Dílson Lages Monteiro. A obra literária reúne 210 haicais e é o segundo volume de um conjunto de três, os quais buscam agrupar a fauna e a flora piauienses. Um convite ao silêncio e ao mergulho na poesia da natureza.
O leitor de Estação natureza encontrará nesse volume poemas que convidam a observar a natureza em seus detalhes, a contemplar, por exemplo, a beleza da noite em poemas como estes:
ESCURO DA NOITE —
DIGITARAM EM NEGRITO
ESTRELAS NO CÉU.
TAPETE NA RUA —
DORMEM AO FRIO PREGUIÇOSO
FOLHAS NAS CALÇADAS.
LUA DE ALUMÍNIO
PRESA NO TETO DO CÉU —
BRILHA A VIA LÁCTEA.
ATRÁS DA MANGUEIRA,
A LUA SOBE APRESSADA,
ESPALHANDO LUZ.
Sobre os haicais de Dilson Lages, escreveu o crítico literário e professor Carlos Evandro Martins Eulálio:
“(...) Dilson Lages reúne haicais no estilo tradicional ou clássico, com temática variada: o amor, a solidão, o sentimento da separação, reminiscências da infância, entre outros. Todo o livro é um canto à natureza, focado essencialmente na musicalidade poética. Em suas páginas, o eu lírico celebra o encanto da fauna e da flora piauienses, numa linguagem sensorial e imagística. Árvores, aves, frutas e flores perpassam nos haicais que evocam no leitor uma dada percepção sensória de um instante único e fugaz, conciso e reflexivo.”
Recentemente, Carlos Castelo, um dos principais nomes da crônica de humor do País, também nome de destaque do gênero haicai, e colunista de O Estado de S. Paulo, escreveu sobre os haicais de Dílson Lages, destacando a presença da paisagem do Piauí na linguagem do autor de Haicais do Sol.
Dílson Lages já publicou Romances, Obras para a infância, livros didáticos e ensaios e mais de uma dezena de livros poemas. Obras de sua autoria são frequentemente adotadas como leitura paradidática obrigatória em escolas piauienses. Também pesquisa sobre a história de Barras, organizando para 2025, o lançamento de A história de Barras do Marataoã, volume I (século XIX), uma leitura sobre a formação social, política e econômica de Barras entre os séculos XVIII e XIX.
O escritor, que é professor de formação e atividade profissional, além de editor e webjornalista, é o 4º ocupante da cadeira 21 da Academia Piauiense de Letras, ingressando naquela casa, em 2015, aos 40 anos de idade, um fato raro na principal entidade cultural do Piauí, fundada em 1917. Ele ocupa cadeira anteriormente assento de Cônego Leopoldo Damasceno, Da Costa e Silva, Isabel Vilhena e Hardi Filho.
COMO ADQUIRIR
Para adquirir diretamente com o autor a preço promocional, faça pix de 30,00 reais (frete incluso), por meio da chave de pix [email protected] . Encaminhe o endereço para o mesmo e-mail e receba em casa seu exemplar.
Você pode adquirir a obra também pelo Pagbank, via cartão de crédito ou boleto no link abaixo:
É possível adquirir, também, nas Livrarias Entrelivros e Nova Aliança, ao preço de 35 Reais.
Ouça haicais de Dílson Lages musicados por inteligência artificial: