O bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, que está à frente da Diocese de Campo Maior, foi transferido e vai deixar o Piauí.
A transferência foi assinada pelo Papa Francisco. Agora, Dom Francisco volta para a Paraíba, sua terra natal, onde vai conduzir a diocese de Cajazeiras.
Ele está à frente da Diocese de Campo Maior desde o ano de 2017 e ocupa, ainda, a vice-presidência do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4).
A Presidência da CNBB enviou saudação ao bispo pela nova missão.
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos.
Agradecidos por sua generosidade e cheios de esperança, confiamos esta nova etapa de seu ministério ao cuidado materno de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Diocese de Cajazeiras. Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
Por meio de nota, Dom Francisco se manifestou sobre sua transferência e falou sobre sua experiência à frente da Diocese de Campo Maior.
"Aceitei este novo encargo com obediência filial e esperança na providência divina. [...] Confesso que o bispo que aqui chegou em 2017m há sete anos e sete meses, é hoje mais humano, mais experiente e tem determinação para seguir amando e servindo à igreja, embora 'instrumento limitado'", diz a nota.
O bispo confirma ainda que permanecerá à frente da Diocese de Campo Maior até o mês de junho, quando deve ser empossado em Cajazeiras. Até lá ele segue à frente da diocese e vai conduzir os Festejos de Santo Antônio deste ano.
Sobre Dom Francisco
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos nasceu no município de Esperança, na Paraíba, e tem 57 anos.
Ele pertence à Congregação do Santíssimo Redentor e formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.
Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE), e a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.
Em 2017, atuando como vice provincial dos Redentoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Campo Maior, no dia 21 de junho