Segunda, 16 de Junho de 2025
20°C 33°C
Barras, PI
Publicidade

Menina de 13 anos entra em trabalho de parto e pais e primo são presos no hospital por estupro de vulnerável

A Justiça decretou a prisão preventiva do pai, da mãe e do primo da mãe de uma adolescente de 13 anos, que estava grávida, após ser estuprada pelo primo

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: cidade verde
03/06/2025 às 06h43
Menina de 13 anos entra em trabalho de parto e pais e primo são presos no hospital por estupro de vulnerável
Foto: Reprodução

A Justiça decretou a prisão preventiva do pai, da mãe e do primo da mãe de uma adolescente de 13 anos, que estava grávida, após ser estuprada pelo primo. O trio foi preso no último domingo (1º), no hospital de Canto do Buriti, quando a vítima estava em trabalho de parto.

Segundo informações da Promotoria de Justiça de Manoel Emídio, que responde pela comarca do caso, a adolescente mantinha um relacionamento com o primo da mãe, um homem de 35 anos, o que caracteriza estupro de vulnerável, conforme o Código Penal Brasileiro.

De acordo com relatórios do Conselho Tutelar, os próprios pais da adolescente apoiaram e acobertavam o relacionamento. Para evitar suspeitas, eles a levaram de Colônia do Gurgueia, onde moram, para realizar o pré-natal em outro município.

A delegada Amária Sousa, da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (Deamgv) de Canto do Buriti, informou ao Cidadeverde.com que a Polícia Civil foi acionada após tomar conhecimento da expedição dos mandados de prisão preventiva.

“Fomos informados de que a vítima havia dado entrada no hospital de Canto do Buriti e estava acompanhada dos suspeitos. Então fomos até o hospital e cumprimos os mandados”, afirmou.

A adolescente está sendo acompanhada por uma tia no pós-parto. “Veio uma tia da genitora da vítima também, ela que está acompanhando a vítima”, completou a delegada.

A prisão dos familiares foi autorizada no mesmo dia do pedido, em 29 de maio, pela Central de Inquéritos e Audiências de Custódia de Floriano. Os mandados foram cumpridos dias depois pela Delegacia de Polícia Civil de Canto do Buriti.

Pais podem responder como coautores por omissão

Segundo a legislação brasileira, o estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal e prevê pena de 8 a 15 anos de reclusão. Se houver lesão corporal grave, a pena pode chegar a 20 anos; em caso de morte, até 30 anos.

Ainda conforme a jurisprudência dos tribunais superiores, pais ou responsáveis que têm conhecimento de que uma criança ou adolescente está sendo vítima de abuso sexual e se omitem dolosamente, ou seja, de forma consciente e voluntária, podem responder como coautores ou partícipes do crime. A omissão é considerada penalmente relevante quando há o dever legal de proteção, nos termos do artigo 13, §2º, do Código Penal.

Em diversas decisões, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já reconheceu que mães e pais que se calaram diante de estupros cometidos contra seus filhos menores de idade podem ser responsabilizados na mesma medida que o agressor direto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Reprodução
Crime Há 3 horas

Homem é preso suspeito de invadir residência vizinha e tentar estuprar duas irmãs no Piauí

Um homem de iniciais J.G.P.S., de 34 anos, foi preso na madrugada desse domingo (15/06), suspeito de tentar estuprar duas irmãs, de 4 e 6 anos de idade, na localidade Saco da Cachoeira, na zona rural de Amarante

Foto: PM-Parnaíba
Confusão Há 4 horas

Mulher esfaqueia o companheiro após briga em bar em Parnaíba

Uma mulher, identificada como Mikeline Oliveira de Carvalho, de 25 anos, foi presa suspeita de esfaquear seu companheiro, identificado como Adalberto, durante uma briga em um bar na cidade de Parnaíba, a 338 km de Teresina

Foto: Reprodução
Comoção Há 2 dias

Jovem de 23 anos morre após crise convulsiva e comove população no interior do Piauí

A cidade de Wall Ferraz, no estado do Piauí, despertou em clima de profunda tristeza nesta sexta-feira, (13/06), após a confirmação da morte da jovem Mayra Isabella Alves Leal Sales, de apenas 23 anos.

Foto: Reprodução
Homicídio Há 2 dias

Mulher é indiciada por homicídio após esfaquear amigo que negou R$ 20

A Polícia Civil do Piauí indiciou Francisca Vitória Oliveira Silva pelo homicídio de Edmilson Ferreira da Silva, em maio deste ano

Foto: Reprodução
Homicídio Há 2 dias

Mecânico é assassinado a facadas em bar no Centro de Buriti dos Lopes

Um homem identificado como Raimundo Nonato Machado Silva, de 50 anos, foi assassinado com uma facada no peito na noite desta sexta-feira (13), em um bar localizado no cruzamento das ruas Felipe Neres Machado e Tiradentes, no Centro de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí

Lenium - Criar site de notícias