A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) vai abrir sindicância para apurar a morte do garoto David Kauan Silva da Costa, 12 anos, que foi esmagado por um trator na madrugada de hoje (22), no lixão de Teresina.
O menino estava dormindo coberto por um papelão quando foi prensado por um trator da empresa terceirada que presta serviço para a prefeitura. O acidente causou comoção e revolta no bairro Dagmar Maza.
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil) pediu para o Coordenador de Diretos Humanos, Miranda Neto, acompanhasse de perto o caso. Hoje, o coordenador conversou com o pai e se colocou à disposição para ajuda e apoio. O corpo do menino foi velado na escola Dagmar Maza, onde estudava e levado na tarde de hoje para ser sepultado no município de Miguel Alves, a 117 km de Teresina. Os professores, moradores, e empresas da região arrecadaram dinheiro para o translado e sepultamento do menino.
“Levamos nossa solidariedade e apoio a família do menino. O pai não é catador de lixo, trabalha em um comércio local. Chegamos lá e a comunidade já tinha arrecadado o dinheiro para o sepultamento do menino em Miguel Alves, em uma grande ação solidária. A prefeitura está adotando todas as providências para apurar a morte do garoto e medidas para evitar novos acidentes. Foi uma fatalidade. A apuração é para saber se houve falhas na segurança do local”, disse Miranda Neto.
O corpo do garoto estava previsto para sair de Teresina, às 15h, de hoje para Miguel Alves.
Os professores, comunidade e familiares relataram que o menino tinha bom comportamento, era querido na região e que catava lixo no aterro sanitário para comprar uma bicicleta. A mãe e o pai não concordavam com a ida dele ao lixão, mas ele saia escondido e muitas vezes para brincar com os colegas. No sábado, segundo relato, ele passou o dia brincando com outros garotos de sua idade e a tarde foi ao lixão. Cansado, dormiu enrolado no papelão para se livrar do frio e deparou com uma morte brutal.
O Aterro Sanitário tem vigilantes para evitar a entrada de crianças e adultos. A Sindicância vai apurar se houve falhas na segurança.
A prefeitura divulgou nota de esclarecimento:
Na madrugada deste domingo, (22/6/25), aconteceu um terrível acidente no aterro sanitário de Teresina. Um trator passou sobre o jovem David Kauan Silva da Costa, 12 anos, catador de lixo.
As atividades no aterro sanitário de Teresina acontecem durante as 24 horas. A empresa que administra a limpeza pública, inclusive o aterro, está dando assistência à família, a Segurança Pública está investigando os fatos e a Prefeitura de Teresina também está presente com a família.
A empresa terceirizada mantém segurança armada nos três turnos, mas, não foi suficiente para evitar o acidente