O adolescente Jorge Gabriel, de 14 anos, foi resgatado com vida na tarde desta sexta-feira (27) por equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em uma região de mata entre os municípios de Nazária e Demerval Lobão.
O garoto havia sido sequestrado na noite anterior, quinta-feira (26), no município de Monsenhor Gil e foi mantido por cerca de 18 horas em um cativeiro.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o objetivo dos criminosos era extorquir a família da vítima, exigindo o pagamento de R$ 250 mil como resgate. Até o momento, um casal e mais três pessoas foram presas suspeitos de envolvimento direto no crime. Um dos suspeitos, que está sendo procurado, era vizinho da família. Os autores são ligados a uma facção criminosa.
A força-tarefa foi montada logo no início da manhã de sexta-feira e reuniu diversas especializadas da Polícia Civil. O resgate aconteceu menos de 24 horas após o sequestro. O menino foi encontrado bem e apresentava apenas algumas escoriações pelo corpo.
O cidadeverde.com acompanhou com exclusividade o reencontro entre pai e filho. Bastante emocionado, o empresário agradeceu diretamente o secretário Chico Lucas e as equipes envolvidas nas buscas.
"A Segurança do Piauí está de parabéns. Foi angustiosa e intensa (a espera), não sei nem como dizer. Foram quase 20 horas de angústia e agonia, mas o bom é que ele está aqui", disse.
Foto: Renato Andrade / cidadeverde.com
O principal suspeito do crime é Ítalo da Silva Araújo, que já possui extensa ficha criminal por homicídio, porte ilegal de arma, roubo e receptação. Ítalo já havia sido preso anteriormente, fugiu do sistema penitenciário em 2021, e estava em liberdade com tornozeleira eletrônica, que rompeu no fim de 2023. A companheira dele, Maria Amanda Ferreira da Silva, também é investigada por roubo e extorsão.
Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da SSP-PI, o sequestro foi um agravamento de um padrão criminoso que já vinha sendo identificado. “O Ítalo começou com golpes de extorsão em nome de facções. Já havia sido preso, mas rompeu a tornozeleira. Evoluiu do golpe para a prática do sequestro com restrição de liberdade”, disse.
A força-tarefa de resgate mobilizou Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e setores de inteligência. De acordo com o delegado Charles Pessoa, a localização do cativeiro foi possível por meio de tecnologia avançada e da articulação entre os órgãos de segurança. “Era uma região de difícil acesso, sem sinal de telefonia. Mas com as informações cruzadas e o apoio das forças integradas, conseguimos fazer um adentramento técnico e prender cinco criminosos”, explicou.
Por sua vez secretário Chico Lucas, lembrou que um dos envolvidos foi preso recenemtente em uma operação do Draco e cobrou endurecimento das leis para que pessoas envolvidas em crimes violentos não consigam deixar a prisão com facilidade.
"Fazemos um apelo de que esses crimes violentos sejam levados com muita seriedade, que as pessoas sejam presas e mantidas encarceradas, porque pode ser uma filha minha ou um filho seu, não estamos falando de uma coisa que é brincadeira. Infelizmente as pessoas ainda acham que crimes violentos podem ser levados com algum tipo de leniência. Rogo as autoridades, rogo ao poder Judiciário, aos deputados estaduais, senadores e Congresso nacional, que endureçam as normas que envolvam crimes violentos. Não podemos permitir que uma pessoa sequestre, quem sabe até matar esse jovem, e fique solto", declarou o gestor.
Entenda o caso
O estudante foi raptado na noite desta quinta-feira (26) na BR-316, em Monsenhor Gil, após participar de um treino de atletismo, por volta das 21h.
Ele estava no estádio Arthurzão, no bairro Cachoeira, saiu de lá com um grupo de amigos, fez um lanche, depois se despediu dos colegas e se dirigia até sua casa no bairro Vila Nova, próximo à BR-316, quando foi interceptado por um carro preto.
“Ele é atleta de capoeira, atletismo e jiu-jitsu, Jorge Gabriel é um menino que vive para a escola, os treinos, igreja e para casa. Ele ganhou campeonato de jiu-jitsu em Teresina essa semana e amanhã temos outra competição de atletismo em Regeneração. Muito esforçado, focado nos treinos”, comenta o treinador Jozimar Venção, que treina o adolescente desde o ano passado