Sexta, 09 de Outubro de 2026
20°C 41°C
Barras, PI
Publicidade

Lula diz que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (24) que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” e sugeriu que enfrentamento “mais fácil” para esse problema seria “combater os nossos viciados internamente”.

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: SBT News
25/10/2025 às 08h18
Lula diz que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas”
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (24) que "traficantes são vítimas dos usuários de drogas" e sugeriu que enfrentamento "mais fácil" para esse problema seria "combater os nossos viciados internamente".

Declarações foram dadas pelo mandatário em coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, e geraram reação da oposição. Horas depois, petista se retratou e admitiu "frase mal colocada" (veja mais abaixo).

Mais cedo, presidente abordou tema quando perguntado sobre ataques recentes dos Estados Unidos a embarcações de supostos narcotraficantes no Caribe, perto da Venezuela, em acirramento de tensões entre governos de Donald Trump e de Nicolás Maduro. O mandatário norte-americano também autorizou operações secretas da agência de inteligência CIA no país sul-americano.

"Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", declarou Lula.

"Ou seja, você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. E tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate a droga", acrescentou.

Prestes a ter primeiro encontro presencial com Trump no domingo (26), na Malásia, durante cúpula da Asean, Lula afirmou não concordar com invasões a outros países sob pretexto de combater narcotráfico. Também falou que, se presidente dos EUA "quiser", esse assunto será debatido na reunião.

"Você tem que prender as pessoas, julgar, saber se estavam ou não traficando, e aí punir de acordo com a lei. Você não pode simplesmente dizer que vai combater narcotráfico na terra dos outros sem levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos ou a soberania territorial. Se o mundo ficar uma terra sem lei, fica difícil viver. Se o presidente Trump quiser discutir esse assunto comigo, terei imenso prazer."

Oposição reage e Lula admite "frase mal colocada"

Declarações de Lula geraram reação da oposição, que foi às redes sociais para criticar comentários do presidente. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, disse que Brasil "precisa de justiça, não de romantização do tráfico".

O colega de partido Zucco (PL-RS), líder da oposição, reclamou que "defender traficante é o fim de tudo", falou que Lula "prefere tratar criminosos como vítimas" e que declaração "afronta as forças de segurança que todos os dias colocam a vida em risco para combater o tráfico

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução
Acidente Há 3 meses

Colisão entre caminhão e van de pacientes deixa 7 mortos em Pernambuco

Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 5h

Reprodução
Feminicídio Há 3 meses

O que se sabe sobre a morte da capitã da PM em BH; marido alegou queda

Uma capitã da Polícia Militar de Minas Gerais foi encontrada morta na noite de segunda-feira (20), em Belo Horizonte. Michelle Leão Azevedo, de 41 anos, chegou sem vida a um hospital da capital levada pelo marido, o sargento Eduardo Abner Oliveira, que acabou preso em flagrante por suspeita de feminicídio.

Reprodução
Investigação Há 3 meses

Sargento é preso após levar esposa capitã da PM morta a hospital em BH

Michele Leão Azevedo foi encontrada com múltiplas lesões pelo corpo; família fala em relação abusiva

Reprodução
Homicídio Há 3 meses

Influenciadora e companheiro são encontrados mortos com tiros em estrada da BA

Um casal foi encontrado morto em uma estrada na Bahia neste sábado (18). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são a influenciadora e artista Ulissias Marcelli Couto Flores Cardial, 30, e o companheiro dela, Vinicius Souza de Carvalho, 28

Reprodução
Acidente Há 3 meses

Pastor da Igreja Verbo da Vida de Queimada e mais duas mulheres também evangélicas morrem em grave acidente na Paraíba

O Pastor Gean Mangueira dos Santos, da Igreja Verbo da Vida em Queimada Nova-PI, morreu na tarde desta quarta-feira, 15 de julho de 2026, após um grave acidente de trânsito na BR-412 entre os municípios de Boa Vista e São João do Cariri, na Paraíba

Lenium - Criar site de notícias