Sexta, 09 de Outubro de 2026
20°C 41°C
Barras, PI
Publicidade

“Novo concurso da PM do Piauí será autorizado ainda em dezembro”, diz governador

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta segunda-feira (15) que o novo concurso público da Polícia Militar será autorizado ainda neste mês, por meio de decreto

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: cidade verde
15/12/2025 às 11h48
“Novo concurso da PM do Piauí será autorizado ainda em dezembro”, diz governador
Foto: Divulgação / PM-PI

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta segunda-feira (15) que o novo concurso público da Polícia Militar será autorizado ainda neste mês, por meio de decreto.

O edital do certame deve ser publicado nos próximos meses.

O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração da nova sede da Delegacia-Geral do Piauí. “A iniciativa faz parte de uma política baseada em três pilares: muita integração, inteligência e investimento. São esses três 'Is' que a gente se baseia”, destacou o governador.

Ele ressaltou que o investimento se traduz na maior contratação de policiais do Estado, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

“Neste momento, temos mais de 200 policiais penais e mais de 200 bombeiros militares em curso de formação. Vamos contratar mais de 400 policiais civis, entre delegados, oficiais, investigadores e peritos. O concurso, salvo engano, será em janeiro. Provavelmente mil vagas, estamos definindo nos próximos dias, mas, no mínimo, mil vagas para a Polícia Militar do Estado do Piauí”, detalhou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

De acordo com o governador, o aumento do efetivo será acompanhado por investimentos crescentes na segurança pública. “Se você comparar o orçamento de 2026 da segurança pública com o de 2022, o orçamento aprovado na Assembleia terá praticamente o dobro, 100% de aumento no investimento em segurança pública”, afirmou.

O Governador também enfatizou que os recursos precisam ser aplicados de forma estratégica.

“Só o investimento não é garantia de resultado. É preciso aplicar naquilo que funciona. O que funciona é integração e inteligência. Temos várias operações bem-sucedidas que resultam na prisão efetiva de criminosos e na redução do crime”, explicou.

Além das novas vagas do concurso, o governo também chamará candidatos do cadastro de reserva do certame anterior. “Além dos novos oficiais da PM, que autorizamos em breve, vamos chamar mais pessoas do cadastro de reserva daquele concurso anterior”, finalizou

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias