Sexta, 09 de Outubro de 2026
20°C 41°C
Barras, PI
Publicidade

Câmara abre processo que pode levar à cassação de prefeito por crime sexual

A Câmara Municipal de Pio IX aprovou, na noite desta segunda-feira (8), o recebimento de uma denúncia por infração político-administrativa contra o prefeito Silas Noronha (PSD).

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: Cidade verde
09/06/2026 às 08h26
Câmara abre processo que pode levar à cassação de prefeito por crime sexual
Reprodução

A Câmara Municipal de Pio IX aprovou, na noite desta segunda-feira (8), o recebimento de uma denúncia por infração político-administrativa contra o prefeito Silas Noronha (PSD).

A medida pode resultar na cassação do mandato do gestor, investigado pela Polícia Civil por suspeita de envolvimento em um esquema de exploração sexual de adolescentes.

A denúncia foi apresentada pelo ex-secretário municipal de Agricultura, Márcio Tercio Alencar, que deixou o cargo em 18 de maio após tomar conhecimento de que uma pessoa de sua família estaria entre as vítimas.

Dos 11 vereadores da Câmara Municipal de Pio IX, seis votaram a favor do recebimento da denúncia, três se abstiveram e dois não compareceram à sessão.

Com a aceitação da denúncia, os parlamentares definiram por sorteio os integrantes da comissão processante que ficará responsável pela condução dos trabalhos e pela análise do caso. O colegiado será formado pelos vereadores Gabriel Noronha Canuto, Antonio Pedro de Alencar e Carlito Pedro de Alencar.

O prefeito deverá ser notificado para apresentar defesa prévia no prazo de dez dias, além de indicar as provas que considerar necessárias para sua defesa.

Após a conclusão dos trabalhos da comissão, um relatório final será submetido ao plenário da Câmara. Para que o mandato seja cassado, é necessário o voto favorável de pelo menos dois terços dos vereadores da Casa.

Contexto das investigações

Silas Noronha é investigado pela Polícia Civil do Piauí após denúncias feitas pelo ex-funcionário da Prefeitura de Pio IX, Liedson Lopes.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, Liedson afirmou ter recebido dinheiro para aliciar adolescentes e organizar encontros envolvendo o prefeito. Os relatos deram origem à investigação conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Em abril, Silas Noronha e o sobrinho dele, Samuel Noronha, chegaram a ser presos temporariamente durante a operação. Posteriormente, ambos obtiveram liberdade por decisão judicial.

Apesar de ter retornado ao cargo, o prefeito permanece submetido a medidas cautelares, entre elas a proibição de manter contato com testemunhas investigadas no caso.

A repercussão das denúncias também atingiu a administração municipal. Em maio, o então secretário de Agricultura, Márcio Tércio Alencar, pediu exoneração após afirmar ter descoberto que uma familiar sua estaria entre as vítimas mencionadas na investigação.

CPI em andamento

Paralelamente, segue em andamento na Câmara Municipal a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar possíveis infrações político-administrativas atribuídas ao prefeito. O colegiado tem prazo de 90 dias para apresentar relatório final.

Já as investigações criminais continuam sob responsabilidade da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Piauí.

O espaço permanece aberto para manifestações da defesa do prefeito Silas Noronha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ibarras24horas.com.br
Operação policial Há 4 horas

Oito pessoas são presas durante operação contra tráfico de drogas em Barras PIAUÍ

Oito pessoas foram presas durante a Operação Mercador, deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio das Polícias Civil e Militar, no município de Barras, na região Norte do estado

Reprodução
Facções Há 5 horas

Saiba como rivalidade e discussão por tomada acabou com morte de mulher em clube

Uma adolescente de 17 anos, conhecida como “Princesinha”, é apontada como a autora dos disparos que vitimaram Rafaella Cabral no dia 20 de setembro, na saída de um clube na zona Leste de Teresina.

Reprodução
Operação policial Há 6 horas

Suspeito de assalto morre em confronto com policiais militares em Timon

Um homem identificado como Yan Carlos morreu após um confronto com policiais militares de Timon no início da tarde desta sexta-feira (9).

Reprodução
Prisão Há 3 meses

Homem é preso após descumprir medida protetiva e invadir casa da ex no Piauí

Um homem identificado pelas iniciais R.S.P. foi preso na tarde desta quarta-feira (22), em Bela Vista do Piauí, suspeito de descumprir uma medida protetiva de urgência ao invadir a casa da ex-companheira

Reprodução
Crime Há 3 meses

Caso Tainah: júri de acusadas de matar filha de jornalista é marcado após 4 anos

A Justiça do Piauí determinou que as duas acusadas pelo assassinato de Tainah Luz Brasil, filha do jornalista Marcelo Rocha, vão a Júri Popular no dia 21 de outubro, quatro anos após a morte da vítima

Lenium - Criar site de notícias