Sábado, 10 de Outubro de 2026
22°C 40°C
Barras, PI
Publicidade

Piauí vence litígio no STF e ‘ganha’ Chapada das Mangabeiras do Tocantins

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cumpriu a decisão favorável ao Piauí em uma ação da Procuradoria Geral Estado

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: Portal O Dia
27/06/2020 às 08h42
Piauí vence litígio no STF e ‘ganha’ Chapada das Mangabeiras do Tocantins
Foto: Wikipedia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cumpriu a decisão favorável ao Piauí em uma ação da Procuradoria Geral Estado

 

Uma ação judicial envolvendo um litígio entre os Estados do Piauí e do Tocantins, em andamento há 12 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), resultou na incorporação de uma extensão de terra equivalente a 140 mil km² ao território piauiense. O trecho pertence a uma parte da área da Chapada das Mangabeiras, localização das nascentes do rio Parnaíba.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cumpriu a decisão favorável ao Piauí em uma ação da Procuradoria Geral Estado. Mesmo com o fim da disputa em 2014, a incorporação ainda não foi efetivada. A Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) acompanha o processo e os trâmites burocráticos para garantir que a medida seja cumprida.

“A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia vai atuar a fim de atribuir o ganho territorial ao município do Piauí, resgatando a área que o Estado tinha perdido com a atuação errada do IBGE”, disse o Procurador do Estado, João Batista de Freitas.

A Comissão é responsável por rever os limites territoriais dos municípios piauienses e das divisas entre o Piauí e outros estados. A Procuradoria Geral do Estado integra a Comissão de Estudos Territoriais, que fica responsável por acompanhar produção de novo mapa para o Piauí, já com as novas terras, além de criar a nova lei de limites do município de Barreiras do Piauí, que fica próxima à região.

 “Agora passamos para uma das últimas fases desse processo, em que iremos propor na Assembleia Legislativa (Alepi) a incorporação dessas terras ao município de Barreiras do Piauí”, disse o presidente da CETE, deputado estadual Franzé Silva.

Benefícios do litígio para o Piauí

Conforme a CETE, a incorporação das terras traz benefícios para o Piauí, entre eles, o ganho territorial e a segurança jurídica em relação à cobrança de impostos.

A região compreende também a Área de Proteção Ambiental Serra da Tabatinga, que abrange uma grande extensão de terras agrícolas, caracterizada por uma população residente e pouco numerosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução
Acidente Há 3 meses

Colisão entre caminhão e van de pacientes deixa 7 mortos em Pernambuco

Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 5h

Reprodução
Feminicídio Há 3 meses

O que se sabe sobre a morte da capitã da PM em BH; marido alegou queda

Uma capitã da Polícia Militar de Minas Gerais foi encontrada morta na noite de segunda-feira (20), em Belo Horizonte. Michelle Leão Azevedo, de 41 anos, chegou sem vida a um hospital da capital levada pelo marido, o sargento Eduardo Abner Oliveira, que acabou preso em flagrante por suspeita de feminicídio.

Reprodução
Investigação Há 3 meses

Sargento é preso após levar esposa capitã da PM morta a hospital em BH

Michele Leão Azevedo foi encontrada com múltiplas lesões pelo corpo; família fala em relação abusiva

Reprodução
Homicídio Há 3 meses

Influenciadora e companheiro são encontrados mortos com tiros em estrada da BA

Um casal foi encontrado morto em uma estrada na Bahia neste sábado (18). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são a influenciadora e artista Ulissias Marcelli Couto Flores Cardial, 30, e o companheiro dela, Vinicius Souza de Carvalho, 28

Reprodução
Acidente Há 3 meses

Pastor da Igreja Verbo da Vida de Queimada e mais duas mulheres também evangélicas morrem em grave acidente na Paraíba

O Pastor Gean Mangueira dos Santos, da Igreja Verbo da Vida em Queimada Nova-PI, morreu na tarde desta quarta-feira, 15 de julho de 2026, após um grave acidente de trânsito na BR-412 entre os municípios de Boa Vista e São João do Cariri, na Paraíba

Lenium - Criar site de notícias