
Barras PI - O Prefeito Edilson Capote destacou as ações para o trimestre de 2022 sobre o trabalho harmônico entre as Secretarias municipais de Barras PI, visando o desenvolvimento e a prosperidade do município.
Para Edilson Capote "O povo espera muito de nós, que cumpramos o nosso dever. De minha parte, tudo farei para que isso se concretize”, disse o prefeito.
O prefeito de Barras PI também pontuou sobre o planejamento das atividades de cada secretaria do seu governo para este ano de 2022. Falou sobre a gestão e destacou a parceria com o deputado Federal Júlio César e deputado estadual Georgiano Neto para a realização de projetos capazes de gerar desenvolvimento, emprego e renda para a cidade, a exemplo da mobilidade urbana no município com asfaltamento e calçamento em bairros mais carentes de Barras PI.
Capote destaca o cumprindo do dever constitucional como gestor público e as Metas de trabalho e ações das diversas secretarias municipais, onde as ações são implantadas no decorrer do presente ano de 2022 e durante todo o plano de governo 2021-2024.
O prefeito Edilson Capote salientou sobre as discussões e debates, que objetiva colaborar com a administração municipal, na busca de soluções que ajudem a bem governar o município de Barras PI.
Capote disse sobre atender assim aos anseios e esperanças da população mais carente do município. Nesse primeiro trimestre de 2022, o prefeito Edilson Capote falou dos grandes desafios durante a Pandemia. Edilson Capote disse " Nós que temos a grande responsabilidade de conduzir os destinos do povo de Barras PI, devemos fazer mais ações, lutar pelas necessidades fundamentais do povo".
Capote disse que no decorrer da administração em 2022 vai está atento em atender as necessidades da população da zona urbana, modernizando a nossa cidade, cuidando das vias públicas, dando atenção especial aos bairros mais carentes. E também na zona rural do município.
Edilson Capote falou das ações para a população carente, atendendo assim suas necessidades básicas, como saneamento, pavimentação, saúde, educação, lazer.
Capote destacou sobre a população da zona rural ajuda-los a permanecer na terra em que habitam e trabalham, tirando dela o seu sustento e a sua renda, oferecendo condições dignas de vida, como distribuição de água através dos sistemas de abastecimento, com a iluminação pública, estradas vicinais, distribuição de sementes entre outras ações.
Na Saúde, Capote disse que vai investir fortemente em 2022 permitindo mais ações e assim a população de Barras PI, possam se deslocar para capital Teresina PI, quando for preciso com veículos para os mais carentes, e assim garantir uma saúde e atenção básica para a população.
Em 2022 Capote vai ampliar, fortalecer e democratizar o conselho de saúde; Ampliar equipes de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF’s); Construir e Reformar novos Postos de Saúde, dinamizar a Central de Marcação de consultas ( regulação) ; ampliar o acesso aos serviços de saúde na zona rural do município.
Na Educação, Edilson Capote vai fazer os necessários investimentos, buscando preparar e qualificar os jovens, oferecendo-lhes conhecimentos necessários para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes de seus direitos e deveres. E fortalecer a educação municipal ainda mais.
Capote também vai informatizar e conectar a internet, as escolas municipais da zona urbana e rural em 100% de cobertura; Construir e Reformar mais escolas municipais para atender as demandas dos bairros e da zona rural do município. Dentre essas ações o prefeito disse que Priorizar a qualidade e variedade dos alimentos da merenda escolar.
Com relação a Infraestrutura, Capote deseja preparar os caminhos do futuro, precisando pensar em pesados investimentos em infraestrutura como calçamento, asfaltamento e construção de estradas vicinais e recuperação de todas as estradas vicinais do município e fomento a economia popular.
Para Capote " é um grande desafio aos próximos anos de 2023 e 2024 que desde 2021 e 2022 é uma realidade em nosso município. Na zona urbana, Capote destaca as ações para escoamento das águas em diversos pontos e ruas do centro e alguns bairros.
No Desenvolvimento Econômico, Capote falou do Complexo da Cidadania na praça do antigo DER, ele considera para a cidade, um dos principais e maior ponto comercial do município, para comercialização o que deve atrair pessoas de toda a região, em busca dos mais diversos serviços, fortalecendo assim a a economia.
O prefeito de Barras PI disse que "pretendemos na área da economia popular muitas e eficientes ações, dentre elas: intensificar a formalização e a capacitação de empreendedores; implantar parceiros visando facilitar o acesso a capacitação dos novos empreendedores( sala do empreendedor )
O prefeito Edilson Capote destacou que na cultura, Esporte e Lazer, busca recursos para reformar o Estádio Juca Fortes, a Praça da matriz com obra licitada, a praça de Santa Luzia e construção da Casa do Idoso.
Na Agricultura, programas de apoio e incentivo ao homem do campo, promover o agronegócio, Implantação da zona de processamento de peixes,
recuperar áreas rurais depredadas, nascentes e matas ciliares, em parceria com a secretaria do meio ambiente. Importante destacar a distribuição de sementes para os produtores.
Na Assistência Social, Capote disse que vai desenvolver um trabalho de excelência com a primeira dama Edneida Fortes no que se refere ao atendimento a família em situação de vulnerabilidade social. Na HABITAÇÃO, Capote disse que captar recursos federais para realizar melhorias em casas de pessoas carentes e que atendam ao interesse social.
"Um dos grandes problemas que vivemos hoje é do da Segurança Pública, esta pela Constituição Federal é atribuição dos Poderes Federal e Estadual, mas o município deve contribuir dentro dos seus limites legais de atuação" disse o prefeito
Capote espera implantar o Sistema de Videomonitoramento; implantar a criação da Guarda Municipal de Barras PI. Na área de Meio Ambiente, sabemos que uma cidade para ser sustentável precisa ser ambientalmente correta na gestão dos recursos hídricos, na arborização urbana, no gerenciamento dos resíduos sólidos, no saneamento ambiental e na construção dos espaços ambientais de lazer; dessa forma, temos como propostas, dentre outras: Implantar ações de arborização urbana como na avenida Dirceu Arcoverde.
Capote vem pagando em dias o funcionalismo público. Ele destaca a Gestão Financeira e Administrativa, para os próximos dois anos 2023-2024.
O prefeito Edilson Capote falou que a austeridade fiscal e ampliar os sistemas de planejamento, controle e gerenciamento dos processos e procedimentos administrativos e financeiros com foco na modernização de gestão, eficiência dos serviços públicos e desburocratização faz com que o município possa investir mais em obras e serviços.
Mín. 22° Máx. 40°




