Terça, 28 de Junho de 2022
30°

Poucas nuvens

Barras - PI

Cidades Chuvas

Barras PI: Alta concentração de umidade de frente fria provoca chuvas no Piauí

A alta concentração de umidade, em decorrência da massa de ar polar que atinge o Sul e Sudeste do Brasil, tem causado efeitos no Nordeste e o resultado foi a forte chuva que ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (19), em Teresina e municípios do Piauí

19/05/2022 às 15h47
Por: Direto da Redação Geral Fonte: Inmet
Compartilhe:
ibarras24horas
ibarras24horas

A alta concentração de umidade, em decorrência da massa de ar polar que atinge o Sul e Sudeste do Brasil, tem causado efeitos no Nordeste e o resultado foi a forte chuva que ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (19), em Teresina e municípios do Piauí.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o professor e climatologista Werton Costa explica que a frente fria do Sul do País não afeta diretamente o Piauí, porém aumenta os níveis de umidade em outras regiões e é isso que está sendo constatado no momento.

“Nós tínhamos uma movimentação de ar polar no Sul do brasil e as frentes frias são muito comuns nessa época do ano, mas esse cenário é muito comum no Sul, Sudeste, aqui no Nordeste, nós não sentimos esses efeitos da frente fria, mas temos os efeitos da alta concentração de umidade. Essa concentração de umidade, que nós recebemos nas últimas 24 horas”, esclarece o climatologista.

De acordo com Werton Costa, existe a grande probabilidade da ocorrência de mais chuvas para os próximos dois dias, principalmente na faixa Norte e Centro-Norte do estado que abrange Teresina.

O climatologista acrescenta ainda que as frentes frias são fenômenos curtos e que passando essa condição, as temperaturas devem subir novamente no Piauí.

“Essa frente fria é um fenômeno curto, que nós chamamos de episódico, após esse período de condição de frente fria, nós voltamos ao calor, ao tempo seco”, ressalta.

Alerta INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou o aviso de chuvas intensas para o Piauí. A faixa amarela, que representa perigo potencial, atinge grande parte do estado, deixando de fora somente a parte do extremo sul do Piauí.

A previsão para as próximas 24 horas é de chuva até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barras - PI Atualizado às 11h44 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

Qua 33°C 20°C
Qui 34°C 21°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 33°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias