Sábado, 10 de Outubro de 2026
22°C 40°C
Barras, PI
Publicidade

Governador diz que Chico Lucas tem “total autonomia” e pede união contra a violência

O governador Rafael Fonteles (PT) garantiu nesta sexta-feira (3) em seu discurso no Palácio de Karnak que o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas terá “total autonomia” para adotar medidas contra o crime organizado no estado

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: Cidade Verde
04/03/2023 às 08h40
Governador diz que Chico Lucas tem “total autonomia” e pede união contra a violência
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles (PT) garantiu nesta sexta-feira (3) em seu discurso no Palácio de Karnak que o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas terá “total autonomia” para adotar medidas contra o crime organizado no estado. 

A fala do governador é em apoio ao secretário de Segurança que terá que adotar medidas duras para solucionar os problemas nas delegacias e no combate a criminalidade no Piauí. 

“Chico Lucas terá autonomia total”, garantiu por duas vezes o governador em sua fala ao lançar um “pacote” de medidas com criação de delegacias especializadas em facções criminosas e apresentação do novo organograma da Secretaria de Segurança. 

Atos violentos inaceitáveis

Para o governador é “difícil” e “complexo” o combate a violência. Rafael Fonteles lembrou que o Piauí é um dos estados do Nordeste menos violento, no entanto, classificou como “inaceitáveis” os números registrados no estado. 

“Ainda somos o estado menos violento do Nordeste, mas o número de atos violentos é inaceitável, permanece inaceitável”, disse o governador. 

Em sua fala, ele ressaltou que acompanha diuturnamente os dados de violência no estado. Rafael Fonteles informou que o mapa pontuou que são 25 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes. “Queremos reduzir para a metade e ter um padrão razoável de 12 a 13, ideal seria abaixo de 10”, disse o governador. 

Desigualdade extrema

De acordo com Rafael Fonteles, a questão da violência é resultado da desigualdade social e por isso é preciso trabalhar uma rede de proteção social. 

“Quando se vê o ranqueamentos dos estados, nitidamente, os estados mais violentos são mais desiguais com raras exceções. É uma linha que divide praticamente dois Brasis em termo de índice de violência. O Brasil é desigual como um todo, mas nos lugares mais desiguais você tem mais violência e não posso falar de segurança pública sem falar de proteção social que tem que andar juntas pra resolver o problema a longo prazo”, disse Rafael. 

União de forças

O governador pediu a união de todas as instituições para reduzir os índices de criminalidade no estado. Fonteles conclamou a Justiça estadual, o Ministério Público, Defensoria, as Policias, associações e as entidades da sociedade para encontrar soluções para reduzir os índices de crimes.

“Como governador peço apoio de todos os poderes e da sociedade nessa luta para reprimir fortemente à criminalidade e levar o braço social do Estado a essas comunidades mais violentas. Os crimes, 90% tem a ver com drogas e arma. E os objetos furtados, notadamente celulares e veículos também tem a ver com o financiamento das drogas e armas. Por isso, o trabalho da polícia, não estou querendo ensinar ninguém aqui, mas como governador tenho que entender de tudo, é importante o mapeamento e pegar os receptadores”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ibarras24horas.com.br
Operação policial Há 15 horas

Oito pessoas são presas durante operação contra tráfico de drogas em Barras PIAUÍ

Oito pessoas foram presas durante a Operação Mercador, deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio das Polícias Civil e Militar, no município de Barras, na região Norte do estado

Reprodução
Facções Há 16 horas

Saiba como rivalidade e discussão por tomada acabou com morte de mulher em clube

Uma adolescente de 17 anos, conhecida como “Princesinha”, é apontada como a autora dos disparos que vitimaram Rafaella Cabral no dia 20 de setembro, na saída de um clube na zona Leste de Teresina.

Reprodução
Operação policial Há 16 horas

Suspeito de assalto morre em confronto com policiais militares em Timon

Um homem identificado como Yan Carlos morreu após um confronto com policiais militares de Timon no início da tarde desta sexta-feira (9).

Reprodução
Prisão Há 3 meses

Homem é preso após descumprir medida protetiva e invadir casa da ex no Piauí

Um homem identificado pelas iniciais R.S.P. foi preso na tarde desta quarta-feira (22), em Bela Vista do Piauí, suspeito de descumprir uma medida protetiva de urgência ao invadir a casa da ex-companheira

Reprodução
Crime Há 3 meses

Caso Tainah: júri de acusadas de matar filha de jornalista é marcado após 4 anos

A Justiça do Piauí determinou que as duas acusadas pelo assassinato de Tainah Luz Brasil, filha do jornalista Marcelo Rocha, vão a Júri Popular no dia 21 de outubro, quatro anos após a morte da vítima

Lenium - Criar site de notícias