Sexta, 09 de Outubro de 2026
20°C 41°C
Barras, PI
Publicidade

Católicos estão liberados de jejum e penitência no domingo, diz arcebispo de Teresina

Costume tradicional da Igreja Católica, no período da Quaresma, a penitência deve ser acompanhado da oração.

Redação Geral
Por: Redação Geral Fonte: Cidade Verde
08/03/2024 às 11h15
Católicos estão liberados de jejum e penitência no domingo, diz arcebispo de Teresina
Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Costume tradicional da Igreja Católica, no período da Quaresma, a penitência deve ser acompanhado da oração.

Segundo o costume da Igreja Católica, os dias oficiais de penitência são a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. De acordo com o costume, os católicos estariam livres da penitencia aos domingos.

"Oficialmente os dias de penitencia e jejum que a igreja recomenda são a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. Todo cristão católico é obrigado a fazer nestes dos dias, mas é um dever que deve brotar do coração e não uma imposição", explica o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa.

Mas a igreja vê com bons olhos o esforço feito pelos fieis de se abster de alimentos e costumes que são agradáveis em prol do amor a Deus e ao próximo durante os 40 dias da Quaresma.

"Todos os dias são dias de fazer penitência daquilo que provoca em mim a falta de amor a Deus e ao próximo, seja um gesto de desamor, de ofensa, ou de intolerância", disse.

Segundo o arcebispo, já o domingo deve ser dedicado ao culto a Deus.

"O domingo é o dia de vivenciar o amor a Deus no nosso culto cristão católico, na Santa Missa ou na celebração da Palavra. O católico que não vai a missa dominical está em falta com o senhor e com sua igreja. É um dever nosso. É um mandamento da Lei de Deus", afirmou.

Ele acrescenta que o domingo deve ser dedicado, também, ao descanso e ao lazer.

"É uma necessidade humana, mas não existe para fazermos o mal. Ninguém é livre para fazer o mal. Nós somos livres para fazer o bem. Neste sentido, o domingo é livre para fazermos o bem, como todos os dias são livres para fazermos o bem e nunca para fazermos o mal", finalizou.

Arcebispo destaca penitência: "jejum da língua" 

A penitência mais conhecida e praticada pelo católicos é o jejum de algum alimento ou hábito que é importante para o fiel.

"O jejum não é apenas o jejum do alimento, de algo que eu deixe de comer agora mas depois, de mais tarde, eu me empapo, me empanturro, comendo muito mais. O jejum pode ser também o jejum da língua de ficar postando desamor e ódio nas redes sociais, por exemplo. Se abstenha de postar, de compartilhar mensagens que não sejam para criar fraternidade", reafirma Dom Juarez Sousa.

Outro exemplo, segundo o arcebispo é a penitência do perdão, perdoando aquelas pessoas com quem nos desentendemos.

"Podemos fazer também com o perdão. Aquele outro que está distante de mim, que não é muito agradável a mim também é meu irmão. A vingança não é cristã. Veja que Jesus Cristo quando é ofendido na cruz, no momento de suplicio, diz 'pai perdoai-vos porque eles não sabem o que fazem', morreu perdoando", pontuou

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução
Acidente Há 3 meses

Colisão entre caminhão e van de pacientes deixa 7 mortos em Pernambuco

Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 5h

Reprodução
Feminicídio Há 3 meses

O que se sabe sobre a morte da capitã da PM em BH; marido alegou queda

Uma capitã da Polícia Militar de Minas Gerais foi encontrada morta na noite de segunda-feira (20), em Belo Horizonte. Michelle Leão Azevedo, de 41 anos, chegou sem vida a um hospital da capital levada pelo marido, o sargento Eduardo Abner Oliveira, que acabou preso em flagrante por suspeita de feminicídio.

Reprodução
Investigação Há 3 meses

Sargento é preso após levar esposa capitã da PM morta a hospital em BH

Michele Leão Azevedo foi encontrada com múltiplas lesões pelo corpo; família fala em relação abusiva

Reprodução
Homicídio Há 3 meses

Influenciadora e companheiro são encontrados mortos com tiros em estrada da BA

Um casal foi encontrado morto em uma estrada na Bahia neste sábado (18). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são a influenciadora e artista Ulissias Marcelli Couto Flores Cardial, 30, e o companheiro dela, Vinicius Souza de Carvalho, 28

Reprodução
Acidente Há 3 meses

Pastor da Igreja Verbo da Vida de Queimada e mais duas mulheres também evangélicas morrem em grave acidente na Paraíba

O Pastor Gean Mangueira dos Santos, da Igreja Verbo da Vida em Queimada Nova-PI, morreu na tarde desta quarta-feira, 15 de julho de 2026, após um grave acidente de trânsito na BR-412 entre os municípios de Boa Vista e São João do Cariri, na Paraíba

Lenium - Criar site de notícias